Caldas Novas

Esteve também no rastro da caminhada dos bandeirantes pelos sertões goianos. Em 1722, Bartolomeu Bueno da Silva Filho chegou à região de Caldas Novas, à procura de ouro.

Atribui-se ao também bandeirante Martim Coelho de Siqueira a descoberta de duas fontes termais: Caldas de Piratininga e Córrego de Lavras. O oficial, natural de Santo Amaro, veio para Goiás em 1775, residiu por um tempo em Santa Luzia, hoje Luziânia, onde se casou com Mariana Vieira de Magalhães.

Em 1777 chegou à região de Santa Cruz, descobrindo as Águas Termais, chamadas, na época, de Caldas de Piratininga e, logo depois, as que ficam à margem do Córrego das Lavras, denominadas Caldas Novas.

Em 23 de setembro de 1788, requereu e obteve uma sesmaria de três léguas de terras, nos Campos das Caldas, distrito de Santa Cruz, dando início à extração do ouro, abundante na região, e logo foram surgindo as primeiras habitações em função da mineração. Assim, deu-se o início da cidade de Caldas Novas.

O pesquisador francês August Saint-Hilaire chega à região em 1818, encontra diversas fontes termais e as registra em seus livros. Há informações de que Fernando Delgado de Castilho, em 1828, sendo o governador na época, conferia as propriedades terapêuticas das águas quentes, tendo, ele próprio, se curado de reumatismo.

Uma das primeiras edificações do lugar foi a Igreja de Nossa Senhora do Desterro, em 1850. A Igreja passou a abrigar a imagem de Nossa Senhora das Dores, em 1888, mudando assim de nome.

Na verdade, o município de Caldas Novas somente seria instalado em 21 de outubro de 1911. Seu primeiro governante (intendente) foi o Coronel Bento de Godoy. O primeiro prefeito seria eleito em 1915. Era o Coronel Orcalino Santos.

Devido às suas fontes de águas termais (com temperatura entre 35 e 45 graus), Caldas Novas tornou-se um dos mais disputados pontos turísticos do País, recebendo turistas de várias partes do mundo. Para isso, possui a maior rede hoteleira do Estado. São mais de 70 hotéis que oferecem um serviço de qualidade. O moderno Aeroporto de Caldas Novas é de Categoria Internacional.

Além das suas águas terapêuticas e da sua rede hoteleira, o turismo da região é incrementado pelas riquezas naturais, como a vegetação, as serras, a fauna. O lugar se destaca também como excelente para passeios ecológicos e para prática de esportes.

Bem no coração do Brasil, a aproximadamente 167 km de Goiânia, capital do Estado de Goiás, pulsa a cidade de Caldas Novas, que ostenta o título de maior estância hidrotermal do mundo. E não é para menos, afinal as águas quentes de Caldas Novas tornaram-se a grande praia do centro-oeste brasileiroCaldas Novas reina como um complexo repleto de belezas naturais e águas termais que brotam do chão, alcançando temperaturas altas, além de abrigar o Lago Corumbá, reduto da prática de esportes náuticos e passeios a lindas cachoeiras.

 

Texto: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/caldas-novas/caldas-novas.php